Chamaeza

Pássaros altamente fotófobos, vivem no sub-bosque de florestas densas, à procura de artrópodes entre a serrapilheira, que é esgravatada com os pés. Possuem cantos e chamados fortes, às vezes em escalas ascendentes impressionantes.
Possuem um padrão de plumagem de colorido mimético com a serrapilheira onde vivem. Tal padrão de colorido é convergente em outras aves florestais de hábitos semiterrícolas, como entre os turdídeos (sabiás). Os sexos em geral, possuem plumagem semelhante.
Podem seguir correições de formigas ou associar-se a bandos de insetívoros no sub-bosque. Nidificam em ocos de pau caído ou no estrato baixo em ninho em forma de taça. Em algumas espécies, o casal se encarrega dos cuidados com o ninho e também com a prole. Quando estão forrageando à procura de presas, tem hábitos solitários. Recentes estudos revelaram a ocorrência de espécies crípticas entre os Chamaeza. Devido aos seus hábitos discretos e por viverem reclusos nos mais intricados recessos das florestas brasileiras, constituem uma das famílias e gêneros de pássaros neotropicais menos conhecidas e seu estudo reserva grandes oportunidades aos que queiram fazer dela seu objeto de interesse, beneficiando a ciência e a conservação das florestas onde habitam.

Chamaeza campanisona - tovaca-campainha


  Registros de tovaca-campainha no WikiAves

A tovaca-campainha mede cerca de 20 cm de comprimento e pesa 69 g.

Habita florestas úmidas ou capoeiras maduras, geralmente em montanhas. Vive solitária ou aos pares, no chão ou próximo a este. Embora seja ouvida com freqüência, é uma espécie normalmente tímida e difícil de ser avistada. Caminha vagarosamente no chão da floresta, movimentando sua cauda para cima e para baixo.

Presente localmente nos estados do Ceará e Alagoas, e na região que se estende do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul. Encontrada também na Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina.

Chamaeza meruloides - tovaca-cantadora


  Registros de tovaca-cantadora no WikiAves

A tovaca-cantadora mede 19cm de comprimento. Espécie pertencente a um gênero de difícil caracterização morfológica, críptica em relação à tovaca-campainha (Chamaeza campanisona). Em campo, pode ser separada de suas congêneres pela ausência de branco na ponta da cauda e pela presença de uma área clara nas bochechas, além de ter as pernas mais escuras. Apresenta características semelhantes às de seus congêneres e seu canto é semelhante à sequência longa de pios de Chamaeza campanisona, sendo um tanto mais curta e sem apresentar os grunhidos roucos no final da frase, que tão bem caracterizam a espécie citada.

Endêmica do Brasil. Ocorre do Rio de Janeiro a Santa Catarina. Simpátrica no Sudeste e Sul com Chamaeza campanisona. Ocorre frequentemente em altitudes entre 200 e 1500m.

Chamaeza nobilis - tovaca-estriada


  Registros de tovaca-estriada no WikiAves












A tovaca-estriada mede 22 cm de comprimento, sendo a maior espécie da família Formicariidae no Brasil.

Incomum em matas de terra firme, florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude. Vive solitário ou aos pares. É espécie pouco estudada em campo.

Típica da Amazônia Centro-meridional ao sul do Rio Amazonas, onde representa a única espécie do gênero. Também ocorre na Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.

Chamaeza ruficauda - tovaca-de-rabo-vermelho


  Registros de tovaca-de-rabo-vermelho no WikiAves

A tovaca-de-rabo-vermelho mede 19 cm de comprimento. Frequentemente substitui as outras espécies do gênero entre 1000 e 2200m de altitude, onde entoa seu canto de sequência mais curta empoleirando-se a pouca altura. Apresenta as partes superiores da plumagem mais ruiva que a de seus congêneres.

Endêmica do Brasil, ocorre na Mata Atlântica nos estados das regiões Sul e Sudeste.

Referências

Galeria de Fotos